Proud to be Brazilian

Meus Blogs: Home | TemplatesForYou | Burajiru!Blog | Sobre

skip to main | skip to sidebar


Form de comentários abaixo do post no blogger? SIM! Igual ao Wordpress!

Olá!
Hoje eu estava navegando na internet procurando alguns templates para favoritar (e converter depois), quando o oráculo (vulgo Google) me mostrou um HACK magnífico para blogger: Formulário de Comentários no post, sem pop-up nem nova página, bem ao estilo WordPress!
Resolvi experimentar, gostei, então estou aqui traduzindo para vocês :-)

Sabemos que para comentar no blogger/blogspot, o visitante é direcionado a uma nova página ou a um pop-up. Isso é um pouco ruim, a pop-up não é bem visualizada em alguns navegadores (no Firefox ela sempre aparece incompleta) e a nova página desestimula o comentário.
E nós, blogueiros, gostamos dos comentários não é mesmo? Eu gosto, apesar de nunca ter muito tempo para responder a todos.

Sabemos também que no WordPress, o formulário para comentários está logo ali, abaixo dos posts, facilitando a re-leitura do texto para que o visitante formule sua pergunta ou mesmo resposta ao post.
Muitos se perguntam: como ter um formulário de comentários no blogger, um formulário igual ao do WordPress? Será possível?

Sim! No novo blogger Agora é possível!

Por favor, FAÇA BACKUP DO TEU TEMPLATE antes de qualquer alteração.
Vá até a configuração do teu blogger, na aba Comentários, e se certifique de que a opção Mostrar comentários em uma janela pop-up esteja selecionada.
Grau de dificuldade: MÉDIO, desejável intimidade com html.

Preparado?
Então vamos começar a brincadeira:

1. Vá até seu Painel do blogger - > Aba MODELO - > Editar HTML;
2. marque a caixa Expandir modelos de Widgets;
3. Procure pelo código abaixo:


4. Substitua todo esse código pelo novo código a seguir:
http://templatesforyou.googlepages.com/CommentForm-blogger.txt (clique em salvar destino como com o direito do mouse).

5. Copie todo o código HTML abaixo e cole acima da tag </body>. Normalmente é a penúltima linha no teu template. (Se o seu blog já é meio pesado, pode colocar antes da tag <body>):


6. Procure no teu template por esse código:


7. Substitua pelo código a seguir:


8. Depois de fazer o passo 7, diga obrigado prá mim :-P (pode dizer ao jackbook.com :-D )
9. Agora clique em Salvar Modelo.
10. Olhe seu blog: agora, ele tem um sistema de comentários abaixo do post :-)

Atenção!

O blogger possui duas formas de comentários: abrindo em nova página e em pop-up. Para usar esse hack, precisa configurar seu blogger para comentários pop-up. É preciso ter atenção especial quanto a isso.

Com os comentários em pop-up, na página do post os comentários vão aparecer primeiro e lá embaixo aparecerá a caixa para comentar.
Com os comentários em página inteira, os comentários aparecerão à esquerda e a caixa de comentário ficará escondida à direita, e o visitante precisará rolar a barrinha para comentar.
De toda forma, você pode experimentar as duas formas e ver qual prefere.



Espero que gostem!
Dica garimpada do blog JackBook http://www.jackbook.com/2007/06/how-to-make-readers-leave-comment.html






às 02:07 | 22 comentários(ler) |  

22 Comments:

  1. Erica - TemplatesForYou said...
    Comentando para testar, aparentemente ficou muito bom!
    Erica - TemplatesForYou said...
    Realmente, ficou uma beleza!
    Usem e abusem!
    CDAD said...
    Eu tinha visto essa dica tb. Não tive tempo de testar, parabéns. Excelente! Vou publicar lá http://blog-memories.blogspot.com/. Bjos. amiga.
    Templates said...
    Ei Erica,
    Estou passando para matar as saudades desse blogs tudo de bom!
    Super dica a sua! Valeu mesmo! Eu tenho visitado o jackbook, mas como meu inglês não é dos melhores, eu não tinha visto essa dica legal!
    Muitas bjks,
    Downloads Copyleft said...
    Valeu, muito obrigado. Você e a Nospherat são as melhores mulheres da blogosfera!!

    obs.: Funcionou em um blog novo que fiz, mas não funcionou no blog mais velho que tenho. Esse blog mais velho não aceita certos hachs. Acho que por causa de tantas modificações manuais que já foram feitas nele e deve ter ficado "desfigurado".

    Blog antigo que falei: http://adeusaotrabalho.blogspot.com

    Blog novo: http://tiagolico.blogspot.com
    Elke di Barros said...
    Olá, entrei de novo, vamos ver se assim consigo comentar, dei uma volta...
    Sempre passo por aqui para conferir seus posts, e apesar de não usar os comentários do Blogger, essa sua dica é tudo de bom !
    Já linkei ao meu blog, quer dizer, não sei se é mesmo daquela forma, depois dê uma conferida, está na coluna a esquerda. Um abraço !
    Ariane said...
    Obrigada pela visita e pelo toque! Eu não entendo muito o que acontece, meus blogs lá aparecem como nunca atualizados, apesar de eu sempre estar pingando. Já mandei e-mail para o pessoal de lá mas não obtive resposta...enfim, fico meio sem ter o que fazer à respeito. Obrigada pelas palavras também, são muito importantes para mim.
    Bjs
    CDAD said...
    Erica, te indiquei prá fazer um meme de estórias de terror (se quiser). Bjs
    Anônimo said...
    cara;

    sei q esse nao eh post mais correto pra eu fazer esse comentario, mas eu tava vendo o post anterior, e vi o site Grab a Theme, axei os templates de lah Perfeitos, os melhores q já vi, soh q tao tudo em php :'(
    será q vc nao pode disponibilizar mais alguns templates de lá convertidos pro xml naao? :"(

    ou então sla, qm sabe se vc pudesse deixar um tutorial de como se faz isso, seria muito grata

    bjs;
    yansergames94 said...
    Yamilla,
    o que eu faço é baixar o .php par ameu Wordpress (são temas para wordpress), e analiso a página aberta no browser. Pego o html formado e adapto as tags do blogger nesse html.

    Estou pensando em converter mais templates do GrabATheme, mas não sei qual converter.

    qual você gostaria de ver convertido?

    Beijos!
    Igor Palácio said...
    Pqp! ficou massa! Boa dica! =*
    Made Warez in Brasil said...
    Oi.
    A Claudya (http://blog-memories.blogspot.com/2007/08/adicionando-outra-coluna-no-tema-do.html),
    me indicou.

    Eu tenho esse blog www.mwbra.com
    Aí tem a versão em inglês http://mwb-en.blogspot.com/ que é onde estou tentando adicionar uma 3ª coluna. Eu consegui, só que ela não fica com o mesmo estilo da coluna da esquerda.
    A Claudya disse q eu deveria entrar em contato com o que adaptou o template, mas achei la no Jackbook, e não falo inglês.
    Ela está tentando me ajudar e disse que talvez você também possa.
    Se você puder eu ficarei eternamente grato, pq já mexi no CSS todo e nada :(
    Desculpa encher seu saco e obrigado desde já.

    Ps.:Seu formulário de contato está com algum problema. Mesmo digitando o código de conf. corretamente, ele não envia a mensagem.
    Anônimo said...
    Seus templates são lindos

    parabens
    CDAD said...
    Erica, assim que vc. conseguir (sem a obrigação é claro!) me fala. Estou pensando em mudar pro WP. O que vc. acha?
    yansergames94 said...
    Cláudya,
    acabei de te enviar um email, depois vc olha!
    mandei no Hotmail que aparece como contato em teu perfil.
    Edson Luiz said...
    Ericaaaaaaaaa, Valew pela visita lá no blog, e os méritos pelo blogurinhas foi todo seu eu só fiz o favor de mostrar, agora quanto esse negocio de comentários tipo o do wordpress, não sei se é meu mozila que está com problema mas quando eu acesso uma postagem os comentários ficam na tela toda e não aparece nada do blog, será algum erro,

    Beijos
    yansergames94 said...
    Oi Edson!
    Pois é, o código só dá redondinho no IE :-(

    Estou procurando solução para o Firefox, mas até agora nada.

    Quem vê o blog pelo Firefox, verá o comentário assim grande só na primeira visita.
    Nas restantes, aparecerá perfeito.

    Toda vez que reiniciar o FF, vai dar esse problema de redirecionamento :-(

    Abraços!
    Anônimo said...
    É este formulário que você fala?
    Preciso de um template. Mas pelo visto, quando a gente instala apagam todos os arquivos do anterior?
    Anônimo said...
    Cara muito obrigado ja estava procurando por isso ha muito tempo valeu
    Anônimo said...
    Adoro mulheres inteligentes :)

    Arrepiou na dica.

    Bjo.

    ps.: No meu firefox ficou perfeito.
    CDAD said...
    Erica dear, tem um meme retrato-falado prá vc. (Faça qdo. puder). Bjs.
    Anônimo said...
    legal

Post a Comment




Copyright 2007 | Template by GeckoandFly and Blogcrowds | Design by Andreas Viklund Burajiru

*Blogger™ e o logo são marcas registradas da Google Inc.

Procurando hospedagem grátis com suporte ao WordPress?
Que tal 250 Mb de espaço e 6 GB de transferência para começar?
Acesso FTP, email e subdomínio gratuito, com WordPress totalmente editável, confira!


Templates

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from edaikawa tagged with templates. Make your own badge here.

Visitantes

Locations of visitors to this page



Quem comentou por aqui



Meu Twitter - o que andei fazendo....

Estatísticas